quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Plano de Aula.

Turma: 4ª série (Ensino Fundamental).

Tema da aula: Conquistar o impossível.

Conteúdo:

Criatividade.
Oralidade.
Perseverança e Motivação.

Objetivos:

Estimular a busca pelo ideal.

▪ Incentivar os alunos á não desistirem dos sonhos, mesmo que seja impossível conquistá-los.

▪ Oportunizar momentos de reflexão.

Procedimentos Metodológicos:

A aula será desenvolvida coletivamente, onde cada aluno depois de assistir o filme, falará de seus sonhos, seus anseios, medos, dúvidas, expondo o que na verdade esperam do amanhã, e depois nós professoras iremos falar que no decorrer de nossas vidas, irão surgir vários obstáculos, mesmo assim devemos lutar pelos nossos sonhos, nunca, jamais desistir, temos que ter acima de tudo perseverança e motivação. Ao estarmos lutando pelo nosso ideal com certeza cometeremos erros, mas é errando que se aprende. Nós somos seres possuidores de sonhos e desejos e por isso, devemos lutar sempre e nunca desistir de nada, mesmo achando que é impossível este sonho se realizar. De qualquer maneira, o que não se deve nunca é perder a expectativa, o propósito, a motivação. A perseverança é a melhor estratégia para conseguir o seu sonhado sim!

Recursos: TV e DVD.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A mídia: Aspectos positivos e negativos....

Aspectos Positivos:

O avanço tecnológico marca profundamente o mundo moderno. A mídia está presente em todos os espaços e de diversas formas. Com este rápido avanço, vem surgir conseqüências positivas e negativas, para a sociedade, muitas vezes mudando os hábitos e costumes das pessoas.
Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso às informações e notícias do mundo em apenas um click. Ou seja, a tecnologia surgiu para facilitar a vida de todos, trazendo com ela, fatores que contribuem para o nosso bem estar.

Aspectos Negativos:

O problema é quando estes meios tecnológicos são usados para atacar, destruir, espionar ou criar problemas para os outros, onde pessoas utilizam estes recursos para prejudicar o próximo. Podemos perceber também, outro lado negativo que a mídia pode trazer, em se tratando das propagandas que influenciam as pessoas, o desejo do consumismo exagerado.
Os reflexos da atual onda de supervalorização do poder da mídia e do consumo, da busca sem precedentes de notoriedade e lucro imediatos, refletem-se, também em nosso país, e de forma mais explícita, nos meios de comunicação: de forma cada vez mais invasiva, vemos a vulgarização dos produtos e serviços fornecidos pela mídia, destacando-se a TV. Neste caso, a tendência à vulgarização e à queda do nível de qualidade dos programas tem sido alimentada por uma visão cada vez mais comercial e pragmática por parte de seus responsáveis, almejando os fins (lucro, maiores fatias de mercado, globalização) justificam os meios (programas cada vez menos elaboradas e pouco preocupados com a informação e a educação). Tudo isso é conseqüência que a mídia pode trazer se não á usarmos de maneira correta.

Qual a postura da escola e do professor diante de toda essa problemática?

Como já foi mencionado anteriormente, quando se usa a tecnologia de maneira correta, ela só trará benefícios. No âmbito educacional, muitos professores vêm utilizando a tecnologia como instrumento pedagógico, pois a tecnologia facilita seu trabalho, tornando mais enriquecedor. Também quando o professor adere ao uso da tecnologia em sala de aula, ele estará ajudando seus alunos a acompanhar as transformações que ocorrem na sociedade por causa da tecnologia. Por fim, a escola e o professor devem sim utilizar a tecnologia como recurso didático, pois existem inúmeros jeitos em utilizá-la de maneira enriquecedora, deixando transparecer para seus alunos, a importância em utilizar a tecnologia dentro da escola.
A Credibilidade dos Comerciais de TV:
Fazendo uma análise do texto podemos perceber que os comercias de TV, estão voltados para o consumismo, ou seja, estes comerciais vêm representar um produto no mercado, é por isso que estes comerciais são cada vez mais criativos e bem elaborados, tudo isso para chamar a atenção dos telespectadores, que por sua vez acabam adquirindo estes produtos impulsiva mente. É por isso que hoje muito tem se discutido sobre a ética destes comerciais, uma vez que estes veículos de comunicação devem transmitir conteúdos de forma isenta e não manipulável por interesses comerciais. É por este e mais motivos que nós cidadãos devemos ficar atentos, com produtos que nos é mostrado na mídia, para não sermos enganados.